quinta-feira, 19 de maio de 2016

Ser herói - Virabhadrásana III


"Lo que resiste, persiste" 
Sri Sri Ravi Shankar.

Tradução:
Vira - Herói
Bhadra - Virtuoso
Asana - Postura
Postura do Herói

A família de posturas do herói (I, II, III) é riquíssima em termos de benefícios para o nosso corpo, além de trabalhar internamente os arquétipos do herói, como a Coragem, a Força, a Garra e a Confiança.

Para realizar essa postura você deve iniciar de pé, com os pés paralelos um ao outro (chamamos esta postura inicial de Tadasana, a Postura da Montanha), escolha um lado para começar e em seguida fixe o pé que escolheu no chão abrindo bem os dedinhos deste pé, encontre um ponto fixo próximo ao chão para ajudar na permanência da postura, depois estique os braços para cima, começando a flexionar o tronco para frente, quando se sentir seguro(a), comece a elevar o outro pé para cima. Após encontrar uma altura confortável para permanecer na postura, estique bem a perna, braços e todo o tronco. A perna, que está para baixo, deve estar esticada. É muito importante aproveitar o profundo alongamento desta postura, por tanto, capriche com cuidado ao construir o seu belo Herói III. Permaneça de 2 a 4 respirações no começo. E não esqueça de realizar os mesmo alinhamentos, antes de construir a postura, para o outro lado. Lembre-se sempre que o teu corpo é teu veículo de realizações desta vida, por tanto, cuide dele com carinho, respeitando seus limites para receber os benefícios de cada postura.

Simbolismo do Asana por Lilian e Joseph Le Page:
"Fortalece o centro de gravidade do corpo, abaixo do umbigo, nos convidando a buscar o equilíbrio dinâmico no momento presente, cultivando a equanimidade frente aos desafios. Nos convoca, assim, a honrar o passado e a nos abrir para as possibilidades infinitas do futuro."

Dentro deste lindo simbolismo já fica fácil de perceber a grande listagem de benefícios desta postura


Benefícios:
- Cria estabilidade  pélvica e escapular;
- Trabalha os 3 primeiros chakras e o 6º pode ser trabalhado pela focalização do olhar;
- Equilibra sistema Nervoso, Muscular, Esquelético, Endócrino, Respiratório e Reprodutivo.
- Fortalece os tornozelos e pernas;
- Fortalece os ombros e os músculos das costas;
- Tonifica o abdômen;
- Melhora o equilíbrio;
- Traz alongamento para o corpo todo, melhorando a postura da coluna.

Contra-indicações:
Não realize essa postura se você tem pressão alta e dores fortes na lombar. Opte pelas variações da postura


Namastê e boa pratica.
Thaís Bertoti
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário