terça-feira, 26 de julho de 2016

Equilibrando os Chakras



Está semana damos inicios as aulas para equilibrar os Chakras através das técnicas da Yoga. Primeiro vamos a uma breve explicação sobre os Chakras:

Em sânscrito, Chakra significa “roda de luz”. É importante, para melhor entendimento dos Chakras compreender que, além do nosso corpo físico, existe um corpo energético que interage com o nosso corpo físico através dos Chakras. São 7 pontos principais em que circulam a energia vital, ao longo de nossa coluna vertebral, em nossos corpos. Esses pontos Chakras são representados em nosso corpo físico através das glândulas endócrinas e estão relacionados também ao nosso sistema linfático. É de importância vital para a nossa saúde geral e para a prevenção de doenças que saibamos nutrir nossos Chakras da maneira correta, estando sempre num estado de observador de nossos pensamentos, sentimentos e emoções. O desenho abaixo explica de forma lúdica os Chakras e as emoções que bloqueiam as energias neles:




Existem diversas terapias holísticas que podem te ajudar a reenergizar, equilibrar e expandir a energia dos Chakras, entre elas, o reiki, aromaterapia, florais, cromoterapia, cristaloterapia, reflexologia, cinesiologiameditação, meditação com sinos, japamala e Yoga. O bom funcionamento dos Chakras em nosso corpo faz com que a energia nesta região circule introduzindo continuamente boa energia e descartando a energia não desejada. Quando não conseguimos em principio sentir equilibrar os Chakras sozinhos, podemos sempre recorrer a uma dessas terapias e técnicas meditativas.

Chakras e Yoga


A prática de Yoga, através doa Asanas (Posturas), ajudam na liberação de prana, energia vital, que pode se acumular nos Chakras, Os asanas ativos limpam energias excessivas ou negativas do corpo inteiro e do campo áurico, ascendendo do Chakra base até o Chakras da coroa, asanas passivos puxam o prana para um nível mais profundo, harmonizando nossas energias enquanto descemos pelos Chakras desde a coroa até a base.
Através da prática de Pranayamas (exercícios respiratórios) se obtém pouco à pouco o controle sobre o prana, a energia vital, que de forma densa se apresenta como ar. Controlar a energia vital é controlar as nossas emoções, e, por tanto, com a pratica avançada de Pranayama é possível evitar o bloqueio energético nos pontos chakras.
Também a prática de Japamala (Canto de Mantras) nos oferece um Bija mantra, um som sagrado que vibra em nosso corpo de modo a equilibrar os pontos chakras.
E para finalizar as meditações permitem que tenhamos mais intimidade e que possamos sentir nossos pontos chakras, ajudando a perceber os desequilíbrios e reestabelecendo a circulação de energia na região.


Ao longo das próximas semanas vamos aprender algumas técnicas da Yoga para equilibrar Chakra por Chakra, próximo post será sobre o 1º Chakra, Muladara chakra, conhecido como Chakra base.

Namastê,
Thaís Bertot

Nenhum comentário:

Postar um comentário