sábado, 2 de abril de 2016

Os 8 "angas" de Patanjali, entendendo o caminho do Yoga


O Yoga é um estado de união entre o corpo, a mente e o espírito. Para atingirmos este estado, que nos proporcionará liberdade, felicidade e bem estar, se faz necessário seguir os oito passos para o caminho do Yoga, descritos e explicados na obra "Yoga Sutras" de Patanjali (Sec. III a.c.), aqui um breve resumo sobre cada passo:

 - Yamas e Niyamas - Há o reconhecimento de nossos hábitos e padrões.

 - Asanas - Há superação das tensões e adequação corporal.

 - Pranayamas - Há o reconhecimento e extensão da energia vital.

 - Pratyahara - Há superação das percepções exteriores.

 - Dharana - Obtém-se o direcionamento da mente sobre um único foco.

 - Dhyana - Há superação de todas as distrações externas com foco na lucidez sobre um ponto observado com completa isenção.

 - Samadhi - Estado de êxtase no qual a consciencia se projeta e se funde ao todo, tornando-se temporariamente una com todo o universo, com Deus, liberando-se do conceito de tempo, espaço e forma, com a sensação de completa compreensão da verdadeira realidade.

____ॐ____
Curiosidades:

Não existem relatos seguros que afirmem quem foi Patanjali, alguns acreditam que foi uma escola de iniciação em Yoga, por conta da escrita do livro parecer a de um aluno em estudo. Outros acreditam que foi um professor, um guru. 
Uma das lendas sobre Patanjali diz que este é uma encarnação do deus serpente Ananta, ou meio homem meio serpente, ou ainda uma serpente que desejando ensinar o Yoga ao mundo, caiu (pat) dos céus nas palmas das mãos abertas (anjali) de uma mulher, que por sua vez o chamou de Patanjali.
Independente das lendas ou se era uma escola, professor, o importante aqui é que esta obra foi a primeira a compilar todo o caminho do Yoga, passo por passo e aonde pretendemos chegar com a pratica de Yoga, a Iluminação, a libertação.
____ॐ____


A pratica do Yoga diária nos auxilia a nos encontrar dentro deste caminho e perceber que o Yoga é muito mais profundo do que os lindos asanas que praticamos também durante as aulas. Para se interar mais sobre, acompanhe os próximos posts dos Blog para saber mais sobre essa bela obra de Patanjali e cada um destes 8 passos ou 8 "angas" rumo ao caminho da iluminação.


Namaste
Thaís Bertoti

Nenhum comentário:

Postar um comentário