quinta-feira, 2 de junho de 2016

Uma explosão de coragem no corpo - Herói I com Matangi mudra


"A vida é assim: esquenta daí esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem"
Guimarães Rosa.

Tradução:
Vira - Herói
Bhadra - Virtuoso
Asana - Postura
Postura do Herói

Para os momentos em que precisamos tomar uma escolha, o importante é ter coragem para tomar uma decisão e despertar o nosso poder interior para encarar de frente as consequências do que decidimos.
Diante de uma lista maravilhosa de benefícios para o corpo e a mente, você pode realizar esta postura facilmente em casa, apenas leia no final do post as contra-indicações, antes de executar a postura, por favor <3.
Você pode ou começar de pé com os pés paralelos ao quadril e dar um passo grande para trás com o pé oposto ao que deseja começar na frente, quanto pode começar com as pernas afastadas já definindo o tamanho da abertura das pernas. Após isso o pé que ficará atrás vai estar em 45°, totalmente apoiado no chão e o pé da frente alinhado para frente mesmo, também apoiado no chão. Flexione o joelho da perna que está à frente, verifique se o alinhamento entre tornozelo e joelho são o mesmo, para não sobrecarregar os joelhos neste Asana e a perna que está para trás está totalmente esticada. O quadril está voltado para a perna que está à frente e o tronco também. A posição dos braços é variável, eu escolhi potencializar o Herói I com o Matangi Mudra (Explico mais adiante os benefícios deste mudra), para realizar o Matangi Mudra você deve alongar os braços para cima, unir as palmas das mãos, entrelaçar os dedos deixando os dedos médios unidos e esticados para cima. Ou, a postura original, é feita com os braços alongados para cima e as palmas das mãos unidas. Você pode também apoiar as mãos na cintura, ou até elevar apenas um braço.
Após estes alinhamentos, sinta a firmeza de suas base, o contato dos pés no chão, as pernas e quadril estáveis, isto facilitará a permanência na postura. Peito sempre aberto. Perceba a energia se elevando em seu corpo, abrindo espaço para florescer a coragem. Permaneça de 2 a 6 respirações.

Simbolismo do Asana por Lilian e Joseph Le Page
do livro GUIPPY
"Virabhadra é a encarnação da fúria de Shiva, manifestada para vingar a humilhação e a morte de sua esposa. Essa variante da postura do herói cultiva a estabilidade, a determinação e a vitalidade, nos convidando a abrir o coração para enfrentar a vida de frente, com a coragem despertada pelo herói interior".


Benefícios:
- Fortalece os músculos das pernas, dos braços e costas.
- Alonga o corpo e abre a região pélvica.
- Combate a depressão, desânimo, fraqueza física e mental.
- Favorece a respiração profunda devido à abertura torácica, auxilia o sistema respiratório.
- Gera força de vontade.
- Traz poder interior para realizar o propósito da vida.
- Desenvolve a coragem, auto estima, concentração, o dinamismo e a ação virtuosa.

Contra-indicações:
- Não realizar esta postura se você tem Hipertensão não controlada, problemas cardíacos e ansiedade. Você pode manter os braços na cintura para realizar este Asana com segurança para os casos acima.
- Caso haja dores nos tornozelos, joelhos, quadris ou lombar, evite o afastamento largo entre as pernas, pegue leve e pouco à pouco você fortalecerá essas regiões e explorar este Asana no teu corpo e mente.


*Matangi Mudra:

Conhecido como a divindade da harmonia interna e do domínio real. É adequado para equilibrar as energias, desaparecer com as tensões internas e beneficiar todo os sistema digestivo.
É um mudra energizante, trás muita energia para o corpo.
Se optar por praticar só o mudra, permaneça de 2 a 5 minutos, 2 ou 4 vezes por dia. Perceba o mudra antes de entrar na permanência, se sentir qualquer incomodo, relaxe as mãos e não repita o mudra. 


Benefícios:
- Energiza a área do plexo solar, Manipura Chakra - 3º Chakra.
- Facilita a sensação de auto-estima
- beneficia o coração, estômago, fígado, duodeno, vesícula biliar, baço, pâncreas e rins. 
- Ameniza tensões internas relacionadas à digestão. 
- Relaxa as maxilares tensões e dores difusas. 

Demais dúvidas, estou sempre à disposição por email thais.bertoti@hotmail.com ou nos comentários do blog. 

Namastê e boa pratica.
Thaís Bertoti

Nenhum comentário:

Postar um comentário